Site de membros

É possível configurar um site de membros de maneira facilitada usando alguns plugins leves que deixam seu site com acesso exclusivo para usuários cadastrados permitindo assim que cada visitante cadastrado possa ter uma ou várias paginas exclusivas exibindo os mais variados tipos de dados relacionado a cada conta de acesso.

Um caso real

Em nossas experiências passadas, criamos um site para uma associação de bairro onde os administradores através de login e senha, puderam cadastrar todos os associados e também puderam criar carnês de contribuição mensal, carteirinha do associado, além é claro de poderem imprimir relatórios de contas a receber. Também foi possível criar um recurso de dar baixa em parcelas por ocasião em que cada associado iam pagando cada parcela mensal de contribuição. Tudo isso foi possível usando uma única instalação do WordPress aliada a criação de alguns plugins simples e aproveitando as funcionalidades de outros ótimos plugins já existentes no repositório oficial do WordPress.

O que é necessário?

De preferência, uma nova instalação do WordPress em local exclusivo. Há casos em que já existe o site e deseja-se incrementar para um site de membros. Geralmente são sites que já possuem conteúdos relevantes e nesse caso, deseja-se apenas otimizar os recursos necessário para que os visitantes possam se cadastrar usando uma interface intuitiva e adaptada conforme a necessidade. Se o layout não é uma prioridade inicial, pode-se usar uma nova instalação do wordpress junto com o tema ASTRA e o Plugin Clean Login. Com o WordPress instalado junto com o tema “astra” e o plugin “clean login” seu site já pode funcionar como um site de membros. Depois disso, basta cadastrar ou instalar os módulos que irá controlar cada parte ou setor. As possibilidades são inúmeras em se tratando do pode-se disponibilizar em um site de membros.

Para quem ainda não tem experiência com o controle de site de membros

Recomendamos que depois do projeto definido, ou seja, onde se quer chegar ao passar a usar um site de membros, instale primeiro em modo protótipo em um local de testes onde as pessoas envolvidas com os cadastros (geralmente a diretoria e os funcionários responsáveis pelo manutenção dos cadastros) em geral possam formar uma experiência minima necessária antes de pôr o site no ar no modo “valendo”. Fazendo assim, pode-se testar vários tipos de possibilidade antes mesmo de pôr em pratica cada nova ação pertencente ao site de membros.

Segurança

A segurança em um site WordPress está diretamente relacionada aonde o site está hospedado juntamente com as escolhas  dos temas e plugins. De modo algum permite-se que os plugins e temas instalados sejam de fontes duvidosas. Outro fator fundamental tem a ver com os administradores cadastrados, ou seja, quem tem acesso ao painel de administração do site incluindo o painel de controle da hospedagem e acesso ao FTP. Se estas etapas ou diretrizes forem bem cuidadas, já pode-se considerar que o site já é bastante seguro. Agora, depois destas etapas ou itens revistos, basta ter um controle de backup regular para que em casos inesperados possa-se fazer uma restauração rápidas de todo o site em caso de falhas.

Quanto custa ter um site de membros?

O custo de criar e manter um site de membros pode começar com custo zero. Isso porque se você pretende instalar o WordPress no computador local ou em um subdomínio de um site já existente eu não vejo como ter custos algum.

Custo grátis

No caso de custo grátis, assume-se que quem vai fazer a instalação é o proprio interessado em criar um site de membros, portanto não sendo necessário pagar para que um técnico possa realizar a instalação. No caso de uma instalação local, assume-se que o plano é ter um sistema interno para controle local não sendo necessário a exposição em modo online portanto o acesso membros cadastrados não é uma opção e o que se pretende é apenas ter uma espécie de agenda de contato para acesso local juntamente com algum recurso extra aliado ao cadastro de pessoas. Isso é válido também se pretende instalar na web, mais precisamente em um subdominio e que o acesso é apenas para algumas pessoas encarregadas de manter o cadastro de pessoal. Portanto, custo grátis se o acesso do publico ainda não é uma prioridade. Tudo começa com a instalação do WordPress e alguns plugins  free que pode funcionar tudo perfeitamente

Custos pagos

Os custos começão quando o proposito é manter um site na web onde os primeiros gastos começam com a aquisição de um domínio (R$ 40,00 por ano) + Contratação de uma hospedagem (R$ 30,00 mensal no mínimo). Adicionado a isso, existe o fato de querer manter um blog de noticias, desenvolvimento, layout exclusivo e a criação de conteúdos especializados. Existem hoje muitas agências especializadas tanto na criação de sites com layout únicos bem como agências especializadas em tão somente na criação de textos adequados a criar uma ideia muito relevante com o tema do seu projeto/site caso o foco seja atrair visitantes para seu novo site. Segundo pesquisas recentes feitas por nós mesmos, esse custo começa com valores médio de 3500 reais.